Bioeconomia: negócio passado a limpo

O Grupo de Economia da Energia do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – GEE/UFRJ e o Portal Ambiente Energia promovem, no dia 30 de maio, no Rio de Janeiro, dois eventos que vão traçar cenários, tendências e perspectivas sobre o futuro dos biocombustíveis e da bioindústria.

 

Estas serão as segundas edições do Fórum de Política Enerética e o Energy Strategica Briefing.

 

A parceria do GEE/UFRJ e o Portal Ambiente Energia visa gerar um debate qualificado, aprofundando as temáticas abordadas, com as visões da academia e dos agentes do mercado.

 

As inscrições para os dois eventos começam no dia 9 de abril.

 

O Fórum de Política Energética vai analisar o novo contexto nacional e internacional da bioindústria, buscando identificar as mudanças necessárias e prováveis nas estratégias empresariais e nas políticas setoriais.

 

O Fórum de Política Energética buscará promover um debate sobre as possíveis mudanças nas estratégias para a indústria de biocombustíveis, levando em conta a visão dos diferentes atores da indústria. Este evento acontecerá na parte da manhã.

 

Na parte da tarde, acontecerá o Energy Strategic Briefing, que tem formato de workshop. O Objetivo é aprofundar a temática abordada no Fórum de Política Energética.

 

Serão identificadas, analisadas e debatidas as questões-chave determinantes da evolução da indústria no Brasil e no mundo.

 

O aprofundamento dessas questões permitirá aos participantes elaborar cenários sobre a evolução da indústria de biocombustíveis e de bioprodutos.

 

Entre as questões – chave estão:

 

  • O espaço dos biocombustíveis de primeira geração – etanol e biodiesel

 

  • O papel do Brasil na biondústria o futuro;

 

  • Os obstáculos para o desenvolvimento dos projetos inovadores;

 

  • As diferentes estratégias e modelos de negócios das empresas envolvidas na bioindústria.

 

O evento será restrito a um número limitado de participantes, tendo o formato de workshop com foco altamente analítico e interativo.

 

O Energy Strategic Briefing será aberto por uma apresentação das questões-chave pelo Grupo de Economia de Energia da UFRJ, responsável pela coordenação dos debates.

 

A apresentação traçará um panorama detalhado da situação atual da bioindústria e perspectivas de desenvolvimento.

 

Os participantes serão distribuídos em pequenos grupos que terão a oportunidade de discutir as questões-chave propostas. Cada grupo terá a coordenação de um moderador/relator do Grupo de Economia da Energia.

 

Na parte final do evento, os relatores trarão para todos os participantes o resultado das discussões, de modo a permitir a formação de uma visão consolidada das questões.

 

Além da troca de visões e experiências, o workshop criará um forte ambiente de networking permitindo uma atuação ativa dos participantes.

 

Workshop analítico sobre o tema em pauta. Neste espaço será criada uma dinâmica para permitir uma análise coletiva, a partir de uma forte interação entre os participantes.

 

Serão estabelecidos grupos de discussão que se concentrarão nas questões apresentadas pelo professor Jose Vitor Bomtempo em sua apresentação da tarde.

 

Com esta dinâmica, o workshop buscará também estabelecer um forte e produtivo ambiente de “networking” entre os participantes.

 

Da Agência Ambiente Energia –

 

www.ambienteenergia.com.br

 

MAIO 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.