Aplicativo para celular localiza baleias e ajuda navios a evitar colisão

Espécie direita do Atlântico Norte está ameaçada. Colisões com embarcações já mataram mais de um terço dos animais.

 

 

Os esforços para proteger a baleia direita do Atlântico Norte ganharam um aliado tecnológico. Um novo aplicativo gratuito para iPad e iPhone alerta marinheiros quando eles se aproximam de uma área onde diversos espécimes estão reunidos.

 

Chamado de “Alerta de baleia”, o aplicativo envia os últimos dados sobre as direções tomadas por espécimes da baleia, coletados pela Administração Atmosférica e Oceânica dos Estados Unidos – NOAA, na sigla em inglês.

 

O sistema espera limitar o número de colisões mortais entre baleias e embarcações, especialmente navios de grande porte, como cruzeiros e cargueiros. Quando as baleias são detectadas na área, navios podem mudar levemente o curso ou diminuir a velocidade.

 

“Pessoas de diversas gerações têm usado tecnologias para achar e matar baleias. Nós estamos desenvolvendo uma tecnologia para achá-las e salvá-las”, disse Patrick Ramage, diretor do Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal em Massachusetts.

 

Colisões com embarcações mataram mais de um terço das baleias desta espécie. Devido à fragilidade da população, a perda de apenas um animal – especialmente uma fêmea em fase reprodutiva – pode ter um impacto significativo.

 

As autoridades marinhas estimam que existam apenas entre 350 e 550 baleias direitas do Atlântico Norte no mundo. O animal tem um ciclo de vida de entre 50 e 70 anos e pode pesar cerca de 70 toneladas. Ele é vulnerável ao encalhe entre navios porque vive em áreas águas próximas à costa, se alimenta em águas rasas e nada devagar.

 

http://www.portaldomeioambiente.org.br/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.