Alimentos sustentáveis são mais saudáveis para as pessoas e para o planeta

Sustentabilidade leva em conta o processo desde o campo até o nosso prato. A palavra chave no dicionário sustentável de alimentos é “local” , quando compramos nossos alimentos dos produtores locais, a energia é minimizada, diminuindo também os gastos com transporte e armazenamento.

Com isso você contribui para prosperar as economias locais e meios de vida sustentáveis.

O alimento sustentável deve ser produzida de maneira a proteger a diversidade de plantas e animais e evitar danificar os recursos naturais. Proporcionar benefícios sociais, tais como alimentos de boa qualidade, produtos seguros e saudáveis e as oportunidades educacionais.

A alimentação sustentável deve promover a saúde, a preocupação ambiental e social. Quando a produção de alimentos, precisamos usar menos recursos finitos como o petróleo, e emitem menos gases com efeito de estufa, tratar os na cadeia alimentar melhor, e captar novos investimentos.

A Organização Mundial de Saúde diz claramente, o que é bom para a saúde geralmente é bom para o meio ambiente. O ‘sustentável é saudável para as pessoas e para nosso planeta.

O Banco Mundial diz: ” A relação entre agricultura e nutrição humana é muito mais complexa do que a relação econômica entre a oferta de alimentos e demanda de alimentos.

“Comida não é uma mercadoria como as outras” , disse Bill Clinton – “não pode ser deixada aos caprichos dos mercados.”

Não devemos ser radicais e fazer nossa própria criação de seu gado ou produzir os nossos próprios vegetais, devemos achar o equilíbrio da sustentábilidade.

A agricultura sustentável é uma forma de produzir um alimento mais saudável para o consumidor e o animal, não agride o meio ambiente, é humaniza o trabalho no campo e respeite os animais.

A agricultura sustentável orgânicos geralmente são sustentáveis.

A certificação de alimentos orgânicos

A certificação de alimentos orgânicos é o procedimento pelo qual uma certificadora, devidamente credenciada pelo Ministério da Agricultura do Brasil, Pecuária e Abastecimento – MAPA e “acreditada” , ou credenciada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, assegura por escrito que determinado produto, processo ou serviço obedece às normas e práticas da produção orgânica.

Resumindo, antes de comprar o seu Alimento Sustentável o principal é saber se ele é:

•Produzido o mais perto de sua casa;
•Produzido de maneira a proteger o meio ambiente;
•Produzido sem danificar ou contaminar os recursos naturais;

http://www.vidasustentavel.net/alimento-sustentavel/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.