Água é fundamental para a sobrevivência humana, ambiental e da economia

Dia Mundial da Água é celebrado em 22 de março.

aguaban-ecod.jpg

 

Ban afirmou que as pessoas com menos acesso à água e saneamento, geralmente, são as que não têm acesso a cuidados de saúde e empregos estáveis.


Foto: Banco Mundial

 

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que a água é fundamental para a sobrevivência humana, do meio ambiente e da economia. Segundo ele, apesar dessa importância, o recurso natural, visto como um setor, não recebe a atenção que necessita.

 

“No Dia Mundial da Água, celebrado este 22 de março, Ban disse que neste ano o foco está na ligação entre a água e os empregos.”

 

Quase metade dos trabalhadores globais, 1,5 bilhão de pessoas, está em setores relacionados ao recurso natural e praticamente todos os empregos dependem da disponibilidade de água doce.

O chefe da ONU declarou que os trabalhadores podem sofrer com água poluída ou falta de saneamento básico.

Mundo deve reafirmar o compromisso para melhorar a qualidade, a gestão e a proteção dos recursos hídricos

Ele explicou que 20% dos dois milhões de óbitos relacionados ao trabalho registrados todos os anos são causados pelo consumo de água potável de baixa qualidade, saneamento inadequado e falta de higiene.

Cuidados de saúde

 
Ban afirmou que as pessoas com menos acesso à água e saneamento, geralmente, são as que não têm acesso a cuidados de saúde e empregos estáveis.

Para o secretário-geral, essa situação “perpetua o ciclo de pobreza”. Ele está preocupado com as lacunas existentes entre cidades urbanas e rurais, homens e mulheres e ricos e pobres.

O chefe da ONU disse que a comunidade internacional pode adotar ações para lidar com a desigualdade no acesso à água como parte dos esforços para alcançar as metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

O objetivo 6 assegura a disponibilidade e a gestão de água e saneamento para todos.

Ban disse que nesta data, o mundo deve reafirmar o compromisso para melhorar a qualidade, a gestão e a proteção dos recursos hídricos como parte da campanha para alcançar uma vida digna para todos.

Por Edgard Júnior, da Rádio ONU

http://www.ecodesenvolvimento.org/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.