ABIDES visita Itatiaia e Resende.

ABIDES

Dentro dos trabalhos de diagnóstico sócio-ambiental na Região de Mauá (Visconde de Mauá, Maringá, Maringá de Minas, Maromba), a diretoria da ABIDES, representada pelo Diretor Presidente, Engenheiro Everton Carvalho e pelo Diretor Secretário, Advogado Paulo Mello realizou diversas reuniões com autoridades e lideranças sócio-ambientais da região.

Em encontro com o Prefeito de Itatiaia, Dr. Luis Carlos Ypê no dia 2 de outubro, a ABIDES fez um relato das atividades até aqui desenvolvidas na região e explicou o projeto de Turismo Eco-Rural fundamentado no processo de valoração dos serviços ambientais dentro da metodologia TEEB (The Economics of Ecosystems and Biodiversity) da ONU. O prefeito de Itatiaia fez um balanço de sua gestão destacando as ações do Governo Municipal em nas vilas de Maringá, Maromba e Penedo (que ganhou nova iluminação) nas áreas da infra-estrutura urbana, desenvolvimento sustentável e turismo.

Um dos pontos centrais da administração do Prefeito Luis Carlos tem sido a atração de empresas nacionais e estrangeiras para se instalarem no Município. De acordo com o Prefeito, 25 empresas estão se instalando no município e a última aquisição foi a Hyundai Heavy Industries e da Brasil Máquinas S.A. que assinou protocolo de intenções com a Prefeitura, para a instalação de uma fábrica de máquinas pesadas e um centro de distribuição no município – essa fábrica será a primeira a ser construída pela Hyundai fora da Ásia.

A Michelin esta investindo R$ 690 milhões na expansão de suas instalações de Itatiaia para produzir pneus para veículos de passeio e caminhonetes para o mercado da América do Sul, gerando 2.600 empregos diretos e indiretos – este exemplo vem sendo seguido por vários outros grupos empresarias que reconhecem as condições favoráveis de Itatiaia em termos de logística e proximidade dos principais mercados brasileiros, contemplados também por uma política inovadora de mecanismos de incentivos para os empreendedores.

No capítulo da capacitação profissional, houve um entendimento entre a ABIDES e o Prefeito de Itatiaia que esforços continuados devem ser realizados para preparar profissionais para o crescimento da demanda tanto dos empreendimentos industriais quando os de turismo. Com a pavimentação da BR 163 e futuramente da RJ 151, o fluxo de turistas para a Região de Visconde de Mauá, que inclui as vilas de Maringá e Maromba vinculadas administrativamente a Itatiaia, aumentará significativamente exigindo pessoal qualificado para atender o aumento das demandas por serviços de hotelaria e Turismo Eco-Rural. Dentro desta linha a ABIDES levou ao conhecimento do Prefeito a Carta de Intenções assinada com o CEFET/RJ visando à implantação de cursos de ensino a distância nas áreas de Turismo, Meio Ambiente e Agronegócio para a região – o Prefeito sinalizou positivamente para a iniciativa a ser formalizada para apreciação da Gestão Municipal.

Dando continuidade à visita técnica, a delegação da ABIDES manteve contato com os secretários Denílson Sampaio, Ruy Saldanha, Domingos de Andrade Baumgratz e Nilson Neves, respectivamente de Desenvolvimento Econômico, Planejamento, Meio Ambiente e Ordem Pública de Itatiaia, quando detalhes da Agenda Mauá – Rio+20 forma discutidos.

Na mesma semana, no dia 3 de outubro, a Diretoria da ABIDES manteve encontros com os Secretários de Governo, Dr. José Antonio de Carvalho Pinto, do Turismo, Dr. Reynaldo Lombardi Raeli e com a Diretora de Turismo de Resende, Dra. Dione Lyrio B. Alves, quando foi apresentado para o secretariado o Projeto de Turismo Eco-Rural da ABIDES, no contexto da Agenda Mauá – Rio+20. Nesta ocasião a ABIDES informou aos secretários sobre a carta de intenções assinada com o CEFET/RJ e solicitou o engajamento da Prefeitura de Resende nesta iniciativa, proposta recebida por simpatia por todos.

Em Maringá, tivemos a oportunidade de dialogar com a Diretoria da Assomar (Associação de Moradoras das Vilas de Maringá e Maromba) representadas por Gilberto Ramos – (Coisas do Arco da Velha) Presidente e Cláudio Lopes (Babau Lanches) Vice Presidente quando realizamos uma entrevista sobre os impactos sócio-ambientais da pavimentação da Estrada Parque de Mauá. As lideranças demonstraram que a sociedade civil destas vilas está bastante atuante e acompanha com atenção as transformações apontando soluções e as demandas associadas, sob a ótica do Desenvolvimento Sustentável.

A íntegra da entrevista pode ser vista no vídeo apresentado ao final deste artigo.

Na Vila de Visconde de Mauá, a Diretoria da ABIDES visitou o Centro Cultural Visconde de Mauá, que completa sete anos de uma atuação exitosa tendo à frente a Pesquisadora Márcia Patrocínio, que nos recebeu e convidou a diretoria da ABIDES para participar do encerramento da reunia do Conselho de Educação Ambiental, quando mantivemos contato com várias lideranças ambientais locais. A surpresa maior e muito positiva ficou por conta da visita que nos proporcionou o Educador Ambiental Joaquim Moura à Minicentral de Compostagem da CCVM, experiência pioneira de tratamento de resíduos sólidos orgânicos, antecipando-se em três anos ações previstas na nova Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

Todas estas ações da ABIDES podem ser conferidas no vídeo abaixo apresentado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.