A importância das árvores plantadas

As árvores plantadas são uma matéria-prima renovável, reciclável e amigável ao meio ambiente, à biodiversidade e à vida humana.

 

ÁRVORES

 

O Brasil possui 7,2 milhões de hectares plantados de eucalipto, pinus e demais espécies para a produção de painéis e pisos de madeira, celulose, papel, florestas energéticas e biomassa.

 

Além de fornecer produtos ambientalmente corretos, as árvores plantadas ajudam o reduzir o desmatamento, recuperam áreas degradadas e conservam importantes ecossistemas e espécies ameaçadas de extinção.

 

Os cultivos para fins industriais são realizados de acordo com princípios de manejo florestal sustentável que visam a reduzir os impactos ambientais e promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno dos plantios e das fábricas.

 

Do total de hectares de árvores plantadas, 50% são certificados pelo Forest Stewardship Council – FSC  e pelo Programa Nacional de Certificação Florestal – Cerflor, endossado pelo Programme for the Endorsement of Forest Certification Systems – PEFC.

 

Essas certificações atestam que a gestão dos recursos naturais, da floresta até o produto final, gere o menor impacto possível e maximize os benefícios socioambientais da produção. O objetivo é garantir melhoria contínua dos processos produtivos, eficiência nas atividades florestais e industriais e, consequentemente, redução de perdas e impactos potenciais.

 

Programas de Fomento

 

Os plantios são realizados pelas empresas do setor e por meio de importantes programas de fomento, que geram valor social em regiões brasileiras distantes dos grandes centros, valorizam pequenos produtores e ajudam a reduzir a pressão sobre florestas nativas e recuperar solos degradados.

 

Por meio desses programas, as empresas estabelecem parcerias de longo prazo com pequenos produtores, o que permite que eles participem da sua cadeia produtiva, fornecendo madeira de árvores plantadas em suas propriedades e, muitas vezes, desenvolvendo outras atividades agrosilvopastoris, que reforçam a renda familiar.

 

Ao fixar milhares de pessoas no campo, os programas de fomento também diversificam atividades locais, geram emprego e renda e contribuem no desenvolvimento das comunidades nas quais os plantios e as unidades industriais estão inseridos.

 

Mudanças do Clima

 

No Brasil, as árvores plantadas para fins industriais absorvem, anualmente, 1 bilhão de toneladas de CO2 da atmosfera e, assim, contribuem de forma expressiva na mitigação dos efeitos do aquecimento global.

 

Investimento Social

 

As empresas da cadeia produtiva das árvores plantadas investem em diversos programas sociais nas áreas de inclusão, educação, saúde e meio ambiente.

 

Essas iniciativas beneficiam mais 1,3 milhão de pessoas e aproximadamente mil municípios localizados nas regiões de influência das empresas. Assim, tornam o setor importante agente do desenvolvimento econômico e social do País.

 

Empresas lançam a Ibá, nova entidade do
setor

 

A Fibria é uma das 70 empresas associadas da Indústria Brasileira de Árvores – Ibá, entidade recém-criada para ampliar a competitividade de produtos originados em cultivos de eucalipto, pínus e outras espécies plantadas para fins industriais, com destaque para celulose, papel, florestas energéticas, painéis e pisos de madeira.

 

Lançada no final de abril, a Ibá passa a representar as empresas que integravam a Associação Brasileira de Celulose e Papel – Bracelpa, da Associação Brasileira da Indústria de Painéis de Madeira – Abipa, da Associação Brasileira da Indústria de Piso Laminado de Alta Resistência – Abiplar  e da Associação Brasileira dos Produtores de Florestas Plantadas – Abraf.

 

Para saber mais, acesse o site da Ibá: www.iba.org

 

http://www.iba.org/web/

 

http://fibriamkt.tauvirtual.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.