A ESTUPIDEZ DA BREXIT

A ESTUPIDEZ DA BREXIT

brexit-1

O processo de aprovação por plebiscito da saída do Reino Unido (Inglaterra) da União Europeia (UE)é uma demonstração de como uma decisão que afeta milhões de pessoas foi tomada de forma precipitada e quase infantil. A democracia é sim o melhor regime de governança de países, mas ela deve estar sintonizada com as mudanças que ocorrem no mundo. A União Europeia foi uma grande conquista de um conjunto de países , que assim se colocaram em condições de competir em igualdade de condições com as grandes economias como os EUA, Japão e China e os respectivos blocos no qual se inserem.

O Reino Unido ao se desligar da UE entra numa rota de isolacionismo cujos efeitos imediatos já se fazem sentir com a retirada da sede de empresas e bancos de Londres, preferindo outras cidades europeias, a inflação já aumentou e a Libra vem perdendo valor. O projeto da UE é uma inovação ainda a ser consolidada e testada, mas possui as características para oferecer competitividade aos seus integrantes num mundo de cadeias produtivas globalizadas. A UE é uma plataforma para abrigar, dinamizar e operar parcelas expressivas destas cadeias com vantagem em termos de tarifas, infraestrutura comum, livre circulação de mão de obra e, também, forte integração cultural.

Posturas como a Brexit e o neo-nacionalismo de Trump caminham totalmente na contramão da história e as consequências imediatas da Brexit servirão ao menos para desencorajar as aventuras populistas de direita na Europa e em outras praias – não há mais possibilidade de reversão da globalização, ela ira avançar e se consolidar independentemente de estados nações, pois assim o deseja a sociedade global unida pela tecnologia da informação e as empresas, que cada vez mais precisam uma das outras, processo impulsionado pela inovação.

O Brexit e Trump são dois exemplos de estupidez resultado das brechas populistas das democracias imperfeitas!

Eng. Everton Carvalho – Presidente da ABIDES

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.