A árvore mais alta do mundo, a sequoia Hyperion

hyperion arvore mais alta mundo2

 

Você sabe qual é a árvore mais alta do mundo?

Chamada de Hyperion, ela é uma sequoia com 115,6 metros de altura.

Até agosto de 2006, a árvore mais alta conhecida no mundo era também uma sequoia, de 112 metros de altura, apelidada de “Stratosphere Giant”, em tradução literal, algo como “Gigante da Estratosfera”, localizada em algum lugar no Parque Estadual Humboldt Redwoods, no Estado americano da Califórnia.

Embora seja ainda enorme, essa árvore perdeu seu posto quando dois naturalistas, Chris Atkins e Michael Taylor, encontraram um grupo ainda maior de sequoias no Parque Nacional de Redwood, também na Califórnia.

As medições preliminares da dupla, utilizando equipamento de laser profissional baseado em goniometria, mostraram que três exemplares do grupo eram mais altos que a Gigante da Estratosfera, sendo Hyperion a recordista.

Hyperion e a dificuldade de medição

Quando Atkins e Taylor anunciaram sua descoberta, uma equipe de cientistas liderada pelo ecologista Steve Sillett, da Universidade Estadual de Humboldt, foi ao parque para medir a Hyperion novamente.

Para ter mais precisão, a equipe dessa vez usou simplesmente uma fita.

“A melhor maneira de medir a altura da árvore é subir até o topo e baixar uma fita, com um peso, em linha reta até o chão”, explicou Sillett a National Geographic.

 

 

Apesar de melhor, essa obviamente não é a forma mais fácil de medir a altura de uma árvore, já que mesmo os ramos mais baixos da Hyperion têm pelo menos 25 andares de altura.

Para chegar ao topo, Sillett e seus colegas usaram uma poderosa besta para lançar uma linha de pesca sobre os galhos das árvores. Eles então usaram a linha para içar uma corda de escalada.

Sillett conseguiu chegar ao topo e, ao longo de um par de horas, confirmou o que Atkins e Taylor haviam originalmente descoberto e declarou Hyperion a árvore mais alta do mundo.

Para se ter uma noção de quão alta ela realmente é, a planta ultrapassa marcos turísticos famosos em tamanho, como o Cristo Redentor – 38 metros, a Estátua da Liberdade – 93 metros  e o Big Bem – 96 metros.

 

hyperion arvore mais alta mundo

Um bebê

A Hyperion vive hoje por pura sorte. Nos anos 70, a área onde está localizada iria ser toda devastada, mas, poucas semanas antes de os madeireiros chegarem até o ponto exato da gigante majestosa, o vale foi declarado um parque nacional pelo governo americano, sob a presidência de Jimmy Carter.

A maioria das sequoias da região não teve tanta sorte. Naquela época, 15% da floresta havia sido desmatada, e hoje apenas 4% ainda existem.

Pelos padrões das árvores, Hyperion é ainda jovem e continua crescendo. Steve Sillett crê que ela possui “apenas” 600 anos, o que é cerca de 20 anos nos seres humanos.

Isso é uma excelente notícia para quem ama a natureza: ela pode ficar ainda mais alta e bela.

A localização exata da recordista nunca foi divulgada, a fim de protegê-la de turistas curiosos que podem tentar escalá-la ou danificá-la.

De acordo com Sillett, plantas não têm a habilidade de fugir de idiotas, e a história já nos ensinou que coisas ruins acontecem com árvores que se tornam muito populares.

 

OddityCentral

http://hypescience.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.