2013 – Ano Internacional de Cooperação pela Água

 

2013logo_portughese

 

 

O ano de 2013 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas – ONU  como o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

 

 

O tema foi proposto pelo Tajiquistão, e é de máxima importância devido ao aumento na demanda do uso dos recursos hídricos.

 

 

Apesar de a Terra ser constituída por 70% de água, somente 2% deste recurso é disponível para o consumo. Aproximadamente 11% da população mundial não tem acesso à água potável.

 

 

Segundo a ONU, aproximadamente 150 países compartilham uma grande bacia hidrográfica com pelo menos mais uma nação. Por isso há necessidade de se discutir a cooperação e a gestão dos recursos hídricos.

 

 

Durante todo o ano, serão destacadas iniciativas de sucesso na cooperação internacional. Um exemplo é o acordo entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai pela conservação e proteção ambiental do Aquífero Guarani, que foi considerado como a maior reserva subterrânea de água doce do mundo até 2010.

 

 

A cooperação pela água pode acontecer de várias formas: através do trabalho conjunto em regiões de fronteiras – como no Aquífero Guarani; cooperação por meio de troca de conhecimentos e dados; cooperação técnica e financeira, entre outras.

 

 

 

Aqüífero_Guarani

 

 

A temática do Ano Internacional de Cooperação pela Água também será abordada no Dia Mundial da Água, 22 de março, e faz parte da campanha “Water Cooperation 2013”.

 

 

Outros eventos que estão programados são:

 

–  A Semana Mundial da Água, em Estocolmo, na Suécia, de 1 a 6 de setembro,

 

–  A  Conferência sobre cooperação pela água em Dushanbe – Tajiquistão, também em setembro,

 

–  A  Cúpula da Água, que ocorrerá em Budapeste, na Hungria  nos dias 10 e 11 de outubro.

 

 

Você pode encontrar mais informações sobre a campanha “Water Cooperation 2013”, a programação dos eventos e download de matérias no site da campanha.

 

 

http://essetalmeioambiente.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.