15ª edição do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho

PACTO DE RESGATE AMBIENTAL

 

POR UM TERRITÓRIO SUSTENTÁVEL”

 

Dia Mundial do Meio Ambiente 2014

 

DIAS – 05, 07  e 09  de  Junho  de  2014

 

cuidado

 

O LAGOA VIVA

 

  • Membro do CONSELHO GESTOR DO PARQUE ESTADUAL DA PEDRA BRANCA,

 

  • MEMBRO DO SUBCOMITÊ DE JACAREPAGU,

 

  • Membro da Comissão de Direito Ambiental da OAB -BARRA DA TIJUCA.

 

O LAGOA VIVA, fundou e coordena, desde 2000, o Movimento Evolutivo Pacto de Resgate Ambiental, que prioriza a luta pela revitalização e conservação permanente da bacia hidrográfica da Barra da Tijuca/Jacarepaguá.

 

Estaremos unidos produzindo a 15ª edição do Dia Mundial do Meio Ambiente para dar prosseguimento a nossa agenda anual de eventos permanente, celebrando mais uma vez esta relevante data, oportunidade para o MOVIMENTO EVOLUTIVO PACTO DE RESGATE AMBIENTAL, fundamentar, definir e articular procedimentos que nos permitam continuar determinados no engajamento da comunidade, concretizar ações de mobilização e conscientização em prol do cuidado ambiental local.

 

Temos a firme convicção de que as questões ambientais abordadas: coleta seletiva, descarte de óleo vegeta de fritura, saneamento, poluição, recursos hídricos, unidades de conservação, mudanças climáticas são importantes e urgentes.

 

O cuidado ambiental é o passaporte para a sustentabilidade local.

 

Justificativa das ações:

 

Com o engajamento e contribuição valiosa de inúmeros especialistas e parceiros, consolidamo-nos num papel fundamental, já reconhecido como referencial legítimo na busca de alternativas sociais, ambientais e tecnológicas, forjado por meio da concretização de inúmeras ações e projetos relevantes e estratégicos, ao semear conhecimentos e práticas voltadas para a sustentabilidade local, com alguns indicadores, diagnósticos, metas e resultados, ao longo dos últimos14 anos.

 

As ações, além de integrar atividades de educação ambiental, chamam a atenção da população para a importância da conservação dos recursos naturais locais. É absolutamente possível um futuro melhor, mas depende de nós, aqui e agora.

 

Temos de nos manter unidos, governo, empresariado, mídia e comunidade em parceria e solidariedade, para construir melhor território de convivência possível.

 

A Semana do Meio Ambiente de 2014 dos debates temáticos, participarão autoridades, empresários e especialistas nos diferentes enfoques: o acadêmico, o governamental, o empresarial e o da sociedade civil organizada – ONGs e lideranças comunitárias, consolidando-se como um evento de ampla participação dos mais relevantes do RJ.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 05/06

 

10h00 – Fortalecimento do Projeto ZERÓLEO nas Ilhas da Gigoia e Primeira com mutirão de limpeza e plantio de mangues na Lagoa da Tijuca.

 

Tema: “PARQUES URBANOS DA BARRA DA TIJUCA/RECREIO: Espaços verdes em meio à cidade”

 

18:00 h – Abertura: Dr. Ricardo Menezes (Presidente da Subseção)

 

18:10 h – Apresentação e Mediação: Dr. Luiz Sérgio Albuquerque (Membro da CDA/Barra):

 

Tema: “OAB/Barra e o processo de consolidação dos Parques Naturais Municipais do Bosque da Barra e Chico Mendes”

 

18: 20 h – MÁRCIA BOTELHO -Sec. Municipal de Meio Ambiente e Chefe do Conselho Gestor de UC’s): “A estrutura municipal do ambiente: MOSAICO CARIOCA/CORREDORES VERDES”.

 

18: 40 h – DENISE MONSORES: (Gestora do PNMCM): ” O Parque Natural Municipal Chico Mendes: A natureza resiste”.

 

19:00 h – DÉBORA FLORES (Gestora do PNMBB): “O Parque Natural Municipal do Bosque da Barra: Um oásis em meio à cidade de concreto”.

 

19:20 h – DONATO VELLOSO: “O instituto Lagoa Viva: uma história de luta e desafios”

 

19:40 h – DEBATES: 20 minutos de perguntas e respostas entre o público e palestrantes.

 

20:00 h – ENCERRAMENTO: Dra. CHRISTIANNE BERNARDO ” CDA/BARRA: um veículo de defesa e proteção dos interesses ambientais da região”.

 

20:15/21:00 h – COFFEE BREAK e CONFRATERNIZAÇÃO.

 

Dia 07/06 –  sábado

 

09:00 h – café e palestra, saída do barco as 10:00 h, volta às 12:00 h. Local: Avenida Lucio Costa s/nº(sentido reserva,900m após o condomínio ALFA BARRA em frente ao 1°pardal, vizinho do Bleau Beach Point.

 

09:30 h – Visitação e palestra embarcada de membros do Comitê de Bacia Hidrográfica e da Comissão de Direito Ambiental da OAB-Barra da Tijuca e convidados.

 

Na Lagoa de Marapendi, saída da sede da ECOBALSAS, monitorado pelo biólogo Marcelo Mello, para observação da fauna/flora e ecossistema de manguezal. Tem estacionamento no local.

 

Dia 09/06

 

19h00 no Salão Social da Igreja São Francisco de Paula.

Praça Evaldo Lodi s/nº – Barra da Tijuca.

Tema: “Intervenções presentes e futuras para melhoria ambiental local”. Coordenador Ayrton Xerez- Ex Secretário Municipal de Meio Ambiente do RJ.

Eng. Carlos Alberto Muniz – Secretário Municipal de Meio Ambiente do RJ.

Eng. Jair Otero- Diretor de Obras da CEDAE.

Eng. Paulo Fonseca – Rio Águas

Coffee Break e confraternização

 

INSCRIÇÕES GRÁTIS: lagoaviva@ig.com.

 

Tel: 21-987280430 – 21-24935796

 

Fonte: Donato Velloso em 29/05/2014 – donato@pactoderesgateambiental.org

 

EcoDebate, 02/06/2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetans WP-Copyprotect.